Por onde começar?

Para fazer qualquer coisa precisamos começar de algum ponto, ter uma base sólida, senão a tendência é as coisas saírem do controle, pensando nisso planejei os artigos do blog do ponto de vista do aprendizado, tendo o meu próprio como exemplo, começando pelo mais básico e avançando até o mais avançado (empregar pleonasmos redundantes é uma das minhas especialidades, se acostumem).

Para começar o nosso mergulho no mundo do desenvolvimento precisamos ter um ambiente adequado, e não estou falando dessa sua cadeira de encosto mole, nem de sua postura quase deitada na mesma, muito menos das guloseimas ou resto delas espalhados sobre a escrivaninha, e sim do seu Sistema Operacional.

Vejo por aí muitas pessoas se matando para fazer vídeo tutoriais, não que eu não vá fazê-los, ensinando a instalar o Apache, PHP, MySQL, etc, e se esquecem de um detalhe básico, o próprio ambiente de desenvolvimento.

Organização é o mais básico dos requisitos do mundo obscuro do desenvolvimento, sem organização não se sabe aonde está, o que já se fez e o que precisa ser feito.

Começando pela sua área de trabalho por exemplo, todos estes ícones que estão aí são realmente necessários? E as dezenas de programas que você já instalou em seu computador? Foram desinstalados corretamente, não deixaram rastros? Formatar seu computador talvez seja uma boa idéia, mas você não irá instalar aqueles milhares de programas novamente?

A melhor maneira que encontrei de organizar essa bagunça toda foi separar a vida pessoal da vida de desenvolvedor, para isso eu criei duas contas em meu computador, uma para a vida pessoal e uma para o desenvolvimento. Com essa separação você não ficará tentado a jogar o seu jogo predileto ao ver o ícone do mesmo na Área de Trabalho entre um ALT + TAB e outro, mantendo assim a concentração.

Concentração também é um dos requisitos do mundo do desenvolvimento. Já imaginou você dirigindo enquanto lê um jornal? Com um novo usuário criado começamos a nos focar nos problemas a resolver, e não mais nas mensagens de amigos chegando pelas mensagens instantâneas, e-mails, redes sociais, e o que mais você utilizar para se comunicar com eles.

Na minha Área de Trabalho de desenvolvimento deixo apenas os ícones dos programas que uso, um atalho para a minha pasta de projetos e outro para a minha pasta de códigos pessoais. Nada de papéis de paredes chamativos e coloridos, escolha uma cor sólida ou algum gradiente que te agrade, com isso você não se distrairá enquanto desenvolve, e nem se perderá quando for procurar algum arquivo importante que utilizou naquele projeto de dois meses atrás. E, no caso do Windows, terá um ambiente “limpo”, ou seja, nada de variáveis de ambiente de outros programas e um registro novinho em folha.

A partir daqui na hora de instalar programas sempre procure escolher a opção “Apenas para este usuário” ou similar, assim um programa não irá interferir nas configurações do outro usuário.

Com isso temos um ponto de partida para iniciarmos nossa cruzada rumo ao conhecimento!!!

Até mais, e até o próximo post…

Deixe uma resposta